Fatec Santo André

Com a missão de promover a educação tecnológica pública dentro de referenciais de excelência, visando ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo mediante a publicação do Decreto nº 51.501/2007 a FATEC Santo André, que Iniciou suas atividades acadêmicas no 1º semestre de 2007 com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotiva, com 40 vagas semestrais para o período noturno.

Com o pensamento em consolidar-se como centro de excelência e estímulo ao desenvolvimento humano e tecnológico, adaptado às necessidades da sociedade, a FATEC Santo André ampliou suas vagas em 2013 com o curso de Mecânica Automotiva, sendo a única FATEC do Estado de São Paulo com cursos voltados aos dois grandes ramos da indústria automotiva. Porém, a necessidade do município, em cada vez mais ampliar vagas no ensino superior de qualidade e gratuito, implantou em 2015 os cursos de Mecatrônica industrial e Gestão empresarial (EAD)

Atualmente possui aproximadamente 794 alunos matriculados em seus quatro Cursos Superiores de Tecnologia.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A instituição administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 64 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), reunindo mais de 283 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios. A instituição foi criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971), como resultado de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

Em 1970, começou a operar com o nome de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET), com três cursos na área de Construção Civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios) e dois na área de Mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas). Era o início das Faculdades de Tecnologia do Estado. As duas primeiras foram instaladas nos municípios de Sorocaba e São Paulo. A trajetória do Centro Paula Souza vai além de seus 45 anos de fundação.

Sua memória mistura-se com a história centenária do ensino profissional público em São Paulo. Em 1969, o órgão nasceu com a missão de organizar os primeiros cursos superiores de tecnologia, mas no decorrer das décadas, acabou englobando também a educação profissional do estado em nível médio, absorvendo unidades já existentes e construindo novas Etecs e Fatecs para expandir o ensino profissional a todas as regiões do Estado.

Centro Paula Souza

Professores